O que é bichectomia?
A bichectomia é um procedimento de remoção do excesso de gordura de uma região da face, chamada de bola de Bichat. A cirurgia ajuda a conferir um aspecto mais suave nas bochechas, levando à sensação de emagrecimento.
A bola de Bichat é responsável por dar relevo às bochechas. Quando hipertrofiada, deixa o paciente com o rosto mais arredondado. O quadro pode estar presente até mesmo em quem faz dieta, perde peso, mas mantém o rosto redondo.
O procedimento pode ser associado a outros, como facelifting, rinoplastia e blefaroplastia.
Como é feita a bichectomia?
A cirurgia consiste na realização de pequenas incisões (de 1 a 3 cm) em cada lado interno das bochechas, removendo o excesso de gordura.
Como envolve o risco de lesão do nervo facial e do ducto parotídeo (que transporta a saliva da parótida à boca), o procedimento deve ser feito por cirurgião experiente.
Benefícios da cirurgia
- Melhora do contorno e definição do rosto;
- Harmonização facial;
- Valorização da região malar (maçãs do rosto);
- Emagrecimento da face.
Qual é o tipo de anestesia empregada?
A anestesia costuma ser local, com sedação.
Pré-operatório da bichectomia
Como em outras cirurgias, o preparo para a bichectomia demanda a realização de exames de sangue, eletrocardiograma, radiografia de tórax e risco cirúrgico, considerando as necessidades de cada paciente.
Pós-cirúrgico
A liberação para as atividades habituais é rápida: em três ou quatro dias o paciente pode voltar a trabalhar. No entanto, é possível observar leve edema e desconforto para se alimentar na primeira semana.
Sabia mais sobre este procedimento.
Confira mais informações aqui.