A lipoaspiração é a cirurgia de retirada do excesso de gordura do corpo, com auxílio de um aparelho de sucção ou seringas. Atualmente, trata-se da cirurgia plástica de caráter estético mais realizada no Brasil.
A gordura removida pode ser adotada no remodelamento ou preenchimento de partes do corpo, em um procedimento conhecido como lipoescultura.
Esses tipos de cirurgia podem ser realizados em conjunto com outros procedimentos ou mesmo isoladamente.
Quem pode fazer lipoaspiração?
A lipoaspiração pode ser recomendada para pacientes dentro de sua faixa de peso ideal, com gordura localizada moderada e pele sem flacidez excessiva. Dessa maneira, não é vista como forma de tratamento para obesidade.
Como é feita a lipoaspiração?
A lipoaspiração ocorre por meio de incisões de, em média, 2 cm (ou menos), que abrem passagem para a introdução da cânula.
Resultados da lipoaspiração
Os efeitos da cirurgia dependem da conduta do paciente. O ganho de peso pode levar a resultados insatisfatórios, estimulando que as células não aspiradas aumentem de tamanho. Além disso, há um limite máximo de remoção da gordura, para evitar a flacidez excessiva da pele.
Tipo de anestesia
A anestesia empregada pode ser peridural com sedação ou geral. A escolha vai variar conforme a associação da lipo a outra cirurgia.
Avaliação pré-cirúrgica
O cirurgião avalia o tônus muscular e a presença de irregularidades, cicatrizes ou flacidez.
Cuidados pré-operatórios
- Não tome medicamentos antigripais, anti-inflamatórios ou com ácido acetilsalicílico e ginkgo biloba na composição por, ao menos, 20 dias antes da cirurgia;
- Mantenha medicamentos de uso contínuo, caso sofra de problemas crônicos, como hipertensão e diabetes, e comunique ao médico;
- Evite bebidas alcoólicas nas 72 horas antes da cirurgia;
- Tome banho com sabonete antisséptico dois dias antes da cirurgia;
- Realize os exames solicitados com, ao menos, 20 dias de antecedência;
- Informe ao médico caso apresente estado gripal ou outra doença antes da cirurgia;
- Depile pelos pubianos cinco dias antes da cirurgia, nunca na véspera;
- Leve consigo exames pré-operatório, medicamentos de uso contínuo e outros medicamentos solicitados pela equipe médica na internação;
- Dê entrada na internação no horário combinado;
- Faça a dieta zero, conforme orientado pelo seu cirurgião, a partir da véspera da operação.
Recuperação pós-operatória
- Use cinta por até dois meses, conforme orientação médica;
- Evite movimentações intensas no abdômen por, ao menos, 30 dias;
- Lave bem as mãos antes de tocar na região operada;
- Tome todos os medicamentos receitados, conforme orientação médica;
- Comunique o aparecimento de espinhas ou vermelhidão na pele ao médico;
- Opte por peças de roupa com abertura frontal, até a retirada completa dos pontos.
- Volte ao consultório entre o 7° e o 15º dia após a cirurgia, para remover os pontos;
- Utilize Micropore ou fita de silicone, conforme orientação médica, por, ao menos, 60 dias;
- Contate imediatamente seu médico caso note qualquer alteração na cicatriz;
- Evite o ganho de peso, para não prejudicar a cirurgia ou suas cicatrizes;
- Faça drenagem linfática, conforme recomendação do seu cirurgião;
- Procure caminhar e se movimentar, para reduzir o inchaço;
- Fuja da exposição solar, até o desaparecimento completo das manchas roxas.
Técnicas de lipoaspiração
As diversas técnicas de lipoaspiração surgiram para aprimorar essa cirurgia. Todas utilizam um aparelho lipoaspirador e buscam eliminar gordura localizada, mas podem se diferenciar pelas distintas propostas de quebra da célula e redução do trauma cirúrgico.
Hidrolipoaspiração (Hidrolipo)
A hidrolipo envolve a injeção de uma solução que estimula o inchaço das células de gordura, para um rompimento mais simples. Isso facilita a sua aspiração, que ocorre com o uso de seringas ou cânulas finas. Da mesma forma, a força que o cirurgião exerce sobre o corpo do paciente é menor, tornando o processo menos traumático.
Microlipo/Lipo light/ Minilipo
Todos esses termos se referem à hidrolipo localizada.
Lipolaser
A lipolaser nada mais é do que uma solução que gera a explosão das células de gordura, por meio do calor do laser. Em seguida, o líquido é aspirado. Além de segura e menos traumática, seu tempo de recuperação é menor, quando comparado ao método tradicional.
Veja outras vantagens:
- Menor sangramento durante a cirurgia;
- Menos manchas no pós-operatório;
- Retração dos tecidos e bioestimulação do colágeno, rejuvenescendo a pele.
No entanto, por ser recente, nem todo cirurgião domina a técnica. Da mesma forma, o investimento é maior e a cirurgia é mais demorada, não podendo ser empregada entre pessoas que desejem fazer lipoescultura, já que a gordura é derretida.
Lipoaspiração ultrassônica
A lipoaspiração ultrassônica emprega a radiação para quebrar as células de gordura, tornando sua remoção mais simples e menos traumática. O pós-operatório também costuma ser menos incômodo. A técnica é indicada para a retirada de um percentual menor de gordura. Para quantidades maiores, indica-se mais de uma sessão ou a lipoaspiração tradicional.
O método deve ser feito por cirurgião plástico especializado, em ambiente hospitalar.
Vibrolipoaspiração
A vibrolipoaspiração contribui para a quebra das células gordurosas, facilitando a sua sucção. A técnica adota um aparelho vibroaspirador, que realiza rápidas vibrações da cânula, emulsificando e liquidificando a gordura. Com essa quebra de gordura, os movimentos do cirurgião são menos intensos, tornando o pós-operatório menos doloroso para o paciente.
Lipo de Beverly Hills
A lipo de Beverly Hills, desenvolvida na cidade norte-americana, nada mais é do que uma nova denominação para a lipoaspiração tradicional.
Seu único diferencial é o uso de uma mesa cirúrgica acolchoada e aquecida, trazendo mais conforto durante o procedimento.
Outro ponto ressaltado por seus idealizadores é a adoção de uma “cartografia topográfica”, que consiste em desenhar a região a ser tratada – embora a prática já seja rotineira em outras cirurgias, incluindo a lipoaspiração.
Como escolher a melhor técnica de lipoaspiração?
A melhor técnica de lipoaspiração é aquela que considera as características do seu corpo, os princípios de segurança e o nível de experiência do cirurgião. Não se deixe enganar pela profusão de propagandas no mercado!